Gestão de Produtos Turísticos

Código

02016940

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Compreender os fundamentos da gestão de produtos turísticos sustentáveis;
2. Estabelecer a proposta de valor e os processos de suporte da mesma em produtos turísticos;
3. Planear e implementar serviços que permitam otimizar a experiência turística;
4. Compreender tendências na utilização de novas tecnologias para a valorização de recursos turísticos.

Programa

1. Fundamentos na conceção e desenvolvimento de produtos turísticos
1.1 Produto turístico: definição e conceitos
1.2 Turistas e a experiência turística

2. Planeamento de produtos turísticos

3. Organização de produtos turísticos
3.1 Modelos de negócio
3.2 Novas tecnologias e produtos turísticos

4. Controlo e produtos turísticos

Métodos de Ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. Para se alcançarem os objetivos é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados. Nas aulas que contabilizam horas de contacto na modalidade de ensino a distância síncrono (até 25%, ou seja, 15 horas), serão realizadas tarefas de aprendizagem enquadradas na plataforma Moodle (ou outra em uso na UAc), solicitando a participação ativa dos alunos através, por exemplo, de análise de casos de estudo ou de artigos científicos.

Avaliação:

A avaliação é efetuada através da realização de um trabalho de análise (20%), um projeto de desenvolvimento de produto (40%) e uma frequência (40%) ou por exame (100%).

Bibliografia

- Beech, J., & Chadwick, S. (Eds.) (2006). The Business of Tourism management. FT Prentice Hall.
- Dixit, S. K. (Ed.) (2020). The Routledge Handbook of Tourism Experience Management and Marketing. Routledge.
- Edgell, D. (2020). Managing sustainable tourism (3rd ed.). Routledge.
- Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. Wiley.
- Page, S. J. (2019). Tourism Management (6th ed.). Routledge.
- Spenceley, A. (Ed.) (2021). Handbook for Sustainable Tourism Practitioners: The Essential Toolbox. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %