Turismo Inteligente

Código

02016483

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Compreender os ecossistemas e destinos turísticos inteligentes e avaliar as melhores praticas em termos globais;
2. Interrelacionar o conceitos associados às cidades inteligentes com os elementos relacionados com a qualidade de vida;
3. Perceber os processos de Transição digital na área do turismo integrando estratégias sustentáveis;
4. Identificar oportunidades e ameaças relacionados com as Tecnologias de Informação, o Big data, a Inteligência competitiva e a inovação tecnológica nas diversas atividades associadas ao turismo;
5. Compreender as responsabilidades éticas e sociais nos processos de gestão de dados.

Programa

1. Ecossistemas e destinos turísticos inteligentes
2. Cidades inteligentes e qualidade de vida
3. Transição digital na área dos serviços
4. Big data e Inteligência competitiva no turismo
5. Inovação tecnológica na área da restauração
6. Tecnologias de informação para a hotelaria
7. Estratégias sustentáveis para a indústria turística
8. Ética e responsabilidade social na gestão de dados

Métodos de Ensino

O método de ensino-aprendizagem é expositivo, interrogativo e demonstrativo sendo baseado em em aulas teórico-práticas de apresentação e discussão dos conteúdos científicos-pedagógicos e dos casos práticos. A realização e apresentação de um projeto em grupo serve para explorar diferentes conceitos e realidades promovendo a participação prática e a valorização das competências dos estudantes, nomeadamente a melhoria de aptidões ao nível do trabalho colaborativo. A plataforma Moodle, um grupo criado numa rede social e outras ferramentas digitais são utilizados como apoio aos processos de aprendizagem e comunicação da UC. Nas aulas que contabilizam horas de contacto na modalidade de ensino a distância síncrono (até 25%, ou seja, 15 horas), serão realizadas tarefas de aprendizagem enquadradas na plataforma Moodle (ou outra em uso na UAc), solicitando a participação ativa dos alunos através, por exemplo, de análise de casos de estudo ou de artigos científicos.

A avaliação é efetuada através da realização de uma prova escrita (60%) e de um projeto em grupo (40%) ou por exame (100%). 

Bibliografia

- Buhalis, D. (2019). Technology in tourism-from information communication technologies to eTourism and smart tourism towards ambient intelligence tourism: a perspective article. Tourism Review, 75(1), 267-272.
- Buhalis, D., & Moldavska, I. (2021). In-room Voice-Based AI Digital Assistants Transforming On-Site Hotel Services and Guests'
- Experiences. In Information and Communication Technologies in Tourism. 2021 (pp. 30-44). Springer, Cham.
- Buhalis, D., Taheri, B., & Rahimi, R. (Eds.). (2022). Smart Cities and Tourism: Co-creating experiences, challenges and opportunities. Goodfellow.
- Del Vecchio, P., Mele, G., Ndou, V., & Secundo, G. (2018). Creating value from social big data: Implications for smart tourism destinations. Information Processing & Management, 54(5), 847-860.
- Gretzel, U. (2018). From smart destinations to smart tourism regions. Investigaciones Regionales, 42, 171-184.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %