Marketing Estratégico
Código
01061392Créditos ECTS
6Objetivos
1) Compreender os conceitos estruturantes de Marketing e a sua função;
2) Identificar oportunidades e ameaças em ambientes altamente competitivos e em constante mutação;
3) Dominar conceptual e operacionalmente as principais técnicas de Marketing Estratégico;
4) Diagnosticar e desenvolver soluções para os problemas de Marketing;
5) Desenvolver competências de comunicação oral e escrita;
6) Incentivar a criatividade e a organização de trabalho em equipa.
Programa
- Introdução ao Marketing
 - As empresas e o Marketing
 - O ambiente de marketing
 - Gestão da Informação de Marketing
 - Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor
 - Mercados organizacionais e comportamento de compra organizacional
 - A segmentação e o targeting
 - O posicionamento e a diferenciação
 
Métodos de Ensino
A apresentação dos conteúdos programáticos será realizada com base numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de explanação, quer de trabalhos de investigação e síntese. Estas metodologias serão complementadas, numa perspectiva de aplicação e análise, com base no estudo de casos e a resolução de problemas. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de simulação e de videoformação.
Bibliografia
Bibliografia principal
- Kotler, P., Armstrong, G. (2021) Principles of Marketing, 18th edition, Pearson
 - Outras referências apresentadas oportunamente durante as aulas.
 
Bibliografia complementar
- Kotler, P., Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2016). Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. John Wiley & Sons
 - Lendrevie, J., LÉVY, J., DIONÍSIO, P., & RODRIGUES, V. (2015). Mercator da Língua Portuguesa-Teoria e Prática do Marketing. D. Quixote.
 - Disponibilizada durante as aulas
 
