Política Económica

Código

0200547

Créditos ECTS

4

Objetivos

1) Atingir um nível aprofundado de conhecimentos na formalização matemática e gráfica dos temas abordados;
2) Compreender e perceber os passos da derivação dos principais modelos tratados;
3) Compreender, em detalhe, os aspetos mais relevantes da política de estabilização e das políticas de crescimento;
4) Compreender o modelo IS/LM.

Programa

I - Introdução
1.1 O conceito de política económica
1.2 Os intervenientes da política económica
II - Objetivos e Método da Política Económica
III - Políticas Conjunturais
IV - Linhas Dominantes do Pensamento Económico
V - Políticas Estruturais
VI - Modelos Económicos

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se em métodos expositivos, intuitivos e ativos. Dentro dos métodos expositivos  utiliza-se a explicação em aulas essencialmente teóricas, promovendo-se, sempre que adequado o diálogo com os alunos. Dentro do método intuitivo utiliza-se a demonstração teórica de diversos conceitos. No método ativo, recorre-se a trabalhos individuais ou em grupo

Bibliografia

. Alves, André Azevedo e José Manuel Moreira. 2004. O Que é a Escolha Pública? Para uma análise económica da política. PRINCIPIA, Publicações Universitárias e Científicas. S. João do Estoril.

. Amaral, João Ferreira. 1992. Política Económica : metodologia, conceções e instrumentos de atuação. Edições Cosmo Economia. Lisboa.

. Butler, Eamonn. 2012. Public Choice ? A Primer. The Institute of Economic Affairs. Londres (https://iea.org.uk/wp-content/uploads/2016/07/IEA%20Public%20Choice%20web%20complete%2029.1.12.pdf)

. Cruz, José Manuel. 1998.Análise Económica da Procura no Mercado Político. Vida Económica. Lisboa.

. Génereux, Jaques.1995. Introdução à Política Económica. Editorial Estampa, Lda. Lisboa.

. Pereira. Paulo T., Santos, José Carlos, Arcanjo, Manuela, Afonso, António.2016. Economia e Finanças Públicas. Escolar Editora, (5ª Edição)

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 35 %
  • 2.ª Frequência - 35 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %