Marketing de Serviços
Código
0201043Créditos ECTS
7.5Objetivos
1) Promover o conhecimento e compreensão dos conceitos teóricos e práticos de marketing de serviços, em especial aqueles que derivam das diferenças entre os produtos tangíveis e os serviços;
2) Dotar os alunos das competências necessárias para a análise das especificidades do marketing de serviços;
3) Estimular o desenvolvimento da consciencialização para as várias estratégias de marketing de serviços;
4) Promover o reconhecimento do comportamento do consumidor como determinante para a economia dos serviços;
5) Desenvolver a capacidade de tomada de decisão estratégica e operacional para empresas de serviços.
Programa
1. Conceitos fundamentais de marketing de serviços
2. Oferta de serviços
3. Processo de compra e comportamento dos consumidores
4. Marketing mix de serviços
Métodos de Ensino
Para se alcançarem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.
Bibliografia
Curtis, T. (2008). Marketing for Engineers, Scientists and Technologists, 1ª Ed., Wiley.
Lovelock, C. & Wirtz, J. (2011). Services Marketing, 7ª Ed., Prentice-Hall.
Palmer, A. (2005). Principles of Service Marketing, 4ª Ed., McGraw Hill.
Wirtz. J. & Lovelock, C. (2021). Services Marketing: People, Technology, Strategy, 9th ed., World Scientific.
Wirtz, J. (2022). Essentials of Services Marketing, 4ª Ed, Prentice-Hall.