Marketing do Turismo
Código
0105118Créditos ECTS
6Objetivos
1) Definir os conceitos básicos de marketing e o propósito do marketing no setor da hospitalidade, das viagens e do turismo;
2) Entender o modelo das cinco etapas do processo de marketing;
3) Compreender as principais tendências e forças que estão a moldar o ambiente de marketing;
4) Explicar o papel do marketing no planeamento estratégico;
5) Estudar o comportamento de compra no mercado de consumo e no mercado empresarial;
6) Desenvolver estratégias de marketing e um marketing mix orientados para a criação de valor no setor da hospitalidade, das viagens e do turismo;
7) Compreender a crescente influência das novas tecnologias de marketing digital e da globalização dos negócios sobre a atuação dos gestores, as marcas e os consumidores;
8) Fomentar o pensamento crítico e o debate, analisando casos de estudo e realizando exercícios e estimular as competências de pesquisa de mercado, trabalho em grupo e comunicação oral.
Programa
1. O Processo de Marketing no Âmbito do Turismo
1.1. Introdução ao marketing do turismo
1.2. As caraterísticas do marketing de serviços no turismo
1.3. O papel do marketing no planeamento estratégico
2. O Marketing Estratégico no Âmbito do Turismo
2.1. O ambiente de marketing
2.2. O sistema de informação de marketing
2.3. Comportamento de compra no mercado de consumo
2.4. Comportamento de compra no mercado empresarial
2.5. Estratégia de marketing orientada para a criação de valor
3. O Marketing Mix no Âmbito do Turismo
3.1. Conceção e gestão de produtos e marcas
3.2. Marketing interno
3.3. Preço
3.4. Canais de distribuição
3.5. Comunicação integrada de marketing e publicidade
3.6. Relações públicas e promoção de vendas
3.7. Venda pessoal
3.8. Marketing direto, digital, móvel e dos media sociais
Métodos de Ensino
O método de ensino baseia-se na exposição dos conteúdos programáticos e na discussão e análise crítica das temáticas abordadas e de casos práticos. Utilizam-se diapositivos e suportes visuais de multimédia na exposição oral dos conteúdos e identificam-se e facultam-se referências bibliográficas de suporte ao acompanhamento do programa, bem como ao estudo de casos. Toda a informação relevante sobre a disciplina é disponibilizada online através da plataforma MOODLE. Fomentam-se sessões de trabalho em grupo sob a orientação do docente. A avaliação contínua compreende a participação nas aulas e debates e a elaboração de um projeto/resolução de case studies sob a orientação da docente, com apresentação oral, bem como a realização de um teste escrito.
Bibliografia
Bibliografia Principal
Kotler, P., Bowen, J.T., Makens, J.C., & Baloglu, S. (2017). Marketing for Hospitality and Tourism (7th ed.). Harlow: Pearson.
Bibliografia Complementar
Couto, J. P., Faias, C. e Soares Faias, C. (2009). Marketing Turístico: Conceitos e Tendências. Ponta Delgada: Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico.
Middleton, V.T.C., Fyall, A., Morgan, M. e Ranchhod, A. (2009). Marketing in Travel and Tourism (4th ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann.
Moniz, Ana I. (2009). A Sustentabilidade do Turismo em Ilhas de Pequena Dimensão: O Caso dos Açores. Ponta Delgada: Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico.
World Tourism Organization (2019). International Tourism Highlights, 2019 Edition. Madrid: UNWTO.
World Tourism Organization (2018). European Union Tourism Trends. Madrid: UNWTO.
World Tourism Organization (2011). Tourism Towards 2030 – Global Overview. Madrid: UNWTO.
Artigos científicos, casos de estudo e outros recursos que serão indicados ao longo do semestre.
Método de Avaliação
- Frequência - 60 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %