Inglês III
Código
0104916Créditos ECTS
6Objetivos
1. Promover o domínio de vocabulário, competências linguísticas e fluência em Inglês, bem como o espírito crítico. Desenvolver a eficaz e idiomática expressão oral e escrita, com uso de vocabulário e competências linguísticas adequadas. Exercitar a comunicação em contextos de turismo;
2. Consolidar os conhecimentos linguísticos previamente adquiridos;
3. Desenvolver e melhorar as capacidades de compreensão e interpretação de terminologia específica da área do turismo;
4. Melhorar a capacidade comunicativa e desenvolver a fluência em língua inglesa, mostrando desenvoltura, oral e escrita;
5. Usar estruturas gramaticais com precisão;
6. Ampliar o vocabulário relativo à hotelaria e turismo. Simular uma situação profissional com êxito. Dominar técnicas relativas ao apoio ao cliente;
7. Expressar opiniões, fazer relatos e participar em conversas, escrever textos expositivos, argumentativos, descritivos, informativos e persuasivos;
8. Compreender textos escritos e vídeos relacionados com a área de turismo, extraindo e aferindo informação.
Programa
1. Alojamento: descrever os diferentes tipos de alojamento; descrever a localização; descrever as instalações e serviços que diferentes tipos de alojamento oferecem. Operações hoteleiras;
2. Atendimento e apoio ao cliente. Gerir clientes e as suas necessidades específicas. Procedimentos para tratamento de reclamações;
3. Escrever e-mails e textos para uma variedade de situações em hotelaria e turismo, incluindo solicitar e confirmar informações e decisões, fornecer informações, responder a uma queixa/pedidos;
4. Termos técnicos para visitas guiadas, atividades turísticas;
5. Tipos de Turismo. Desafios económicos e ecológicos. Turismo sustentável. Animação turística. Impacto do Turismo;
6. Focalização na gramática da língua inglesa Nível B2.1 consolidando com exercícios escritos e orais.
Métodos de Ensino
Uma abordagem comunicativa é adoptada. As aulas são lecionadas exclusivamente em inglês, estruturadas nos modelos seguintes: apresentação, prática guiada, prática livre e produção (presentation, practice and production, ou PPP), e envolver, estudar, ativar (engage, study, activate, ou ESA). O estudo e investigação autónomos são incentivados. O estudo intensivo de gramática ou de idioma é incorporado nas aulas. Os alunos praticam a língua individualmente, em pares e em grupo. Recorre-se a situações simuladas, role-play e jogos didáticos para promover a interação comunicativa. A autocorreção e a ajuda dos pares são incentivadas. Utiliza-se a plataforma Moodle. A metodologia é predominantemente task-based, com a participação ativa no decorrer das aulas, que são de natureza prática, com uma combinação de atividades multimédia para uma interação proativa por parte dos alunos, dando prioridade à oralidade. A prática nas quatro competências (ler, escrever, ouvir, falar) é complementada com uma revisão e consolidação da gramática e da sintaxe. A avaliação é contínua, baseando-se nas seguintes competências: interação oral, leitura, escrita e compreensão.
Bibliografia
Goeldner, C. R. (2009). Tourism, Principles, Practices and Philosophies (11th ed). Wiley.
Murphy, R. (2019). English Grammar in Use for Intermediate Learners of English. Cambridge University Press.
Strutt, P. & Jacob, M. (2003). English for International Tourism - Upper Intermediate. Pearson Education.
Textos selecionados de várias fontes.
Método de Avaliação
- Apresentação Oral - 25 %
- Teste de Gramática, Vocabulário e Escrita - 25 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25 %
- Visita Guiada Virtual - 25 %