Contabilidade Analítica
Código
0104611Créditos ECTS
6Objetivos
1) Compreender a organização dos custos e proveitos das empresas;
2) Apurar, com rigor, os custos internos que os produtos geram e perceber o seu impacto nos proveitos e resultados;
3) Reconhecer a composição dos custos ou fatores de produção e compreender a forma como podem ser imputados ao objetivo de custo;
4) Reconhecer a forma como as empresas de serviços e de produtos (especialmente as industriais) estão divididas em relação ao seu processo de fabrico e identificar os diferentes estados de produção;
5) Elaborar uma contabilidade analítica que permita aos empresários e gestores uma melhor gestão dos seus produtos e serviços e perceber a sua interligação com a contabilidade geral;
6) Fazer e interpretar as demonstrações emanadas da contabilidade analítica.
Programa
INTRODUÇÃO
CUSTOS E PROVEITOS
1. Custos, despesa e pagamento versus proveitos, receitas e recebimentos
2. Custos fixos, custos variáveis, custos totais, custo médio e custo variável
3. Custo industrial, custo de transformação, custo primo
4. Custo complexivo, custo económico-técnico, e custo de oportunidade
5. Custos não Industriais.
6. Custos reais e custos básicos (custos padrões)
7. Custos diretos, custos indiretos e custos básicos
8. Custos do produto e custos do período
9. Custos Padrões
10. Casos de aplicação
DETERMINAÇÃO DO CUSTO INDUSTRIAL
1. Componentes
2. Empresas Industriais e Regimes de fabrico
3. Método de Custeio:
4. Produção Conjunta
5. Casos de aplicação
CENTROS DE CUSTO
1. O Método das Secções Homogéneas
2. Repartição dos custos por Secções
3. Mapas de apuramento do custo industrial
4. Casos de aplicação
RELAÇÃO CUSTO-VOLUME-LUCRO
1. Técnicas de Custeio
2. Casos típicos da tomada de decisão
IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CONTABILIDADE ANALITICA
Métodos de Ensino
A matéria desta disciplina é transmitida através da explanação feita pelo docente acompanhada da exposição de diapositivos. É utilizado em muitos casos o recurso a exemplos de empresas do tecido empresarial da RAA e ainda muitos casos práticos para que haja alguma facilidade em converter a teoria em formas de aplicação dos conhecimentos nas empresas.
Bibliografia
• PEREIRA, Carlos Caiano e FRANCO, Vítor Seabra; Contabilidade Analítica; Editora Rei dos Livros; 6ª Edição; Lisboa; Setembro 1994.
• HORNGREN, Charles T. e FOSTER, George; Cost Accounting: A Managerial Emphasis; 13ª Edição; Prentice-Hall International Editions; London 2008.
• CAIADO, António C. Pires; Contabilidade Analítica e de Gestão; Áreas Editora; 4ª Edição; Maio 2008
Método de Avaliação
- 1ª Frequência - 50 %
- 2ª Frequência - 50 %