Microeconomia II

Código

0104605

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender a teoria subjacente ao funcionamento de diferentes estruturas de mercado;
2) Compreender a ligação entre o mercado de bens e serviços e o mercado de fatores produtivos;
3) Identificar as condições de equilíbrio geral de uma economia e o ótimo de Pareto;
4) Reconhecer a importância da regulamentação dos mercados e os problemas levantados pela existência de fenómenos de externalidades e informação assimétrica;
5) Resolver exercícios assentes na formalização matemática e apoiados na análise gráfica.

Programa

Os conteúdos lecionados nesta unidade curricular encontram-se distribuídos por cinco capítulos distintos.

Capítulo I: Teoria do Consumidor

1. O Mercado
2. Restrição Orçamental
3. Preferências
4. Utilidade
5. Escolha
6. Procura
7. Excedente do Consumidor
8. Procura de Mercado

Capítulo II: Teoria do Produtor

1. Tecnologia
2. Curvas de Custos
3. Maximização do Lucro

Capítulo III: Estruturas de Mercado

1. Concorrência Perfeita
2. Monopólio

Capítulo IV: Ótimo de Pareto: Trocas e Produção

Capítulo V: Externalidades

Métodos de Ensino

Sendo uma disciplina com elevada componente teórico-prática, a metodologia adotada tem por base uma exposição oral e explicação de todos os conteúdos programados, seguidos de recurso a aulas práticas para melhor apreensão dos conteúdos expostos.

Bibliografia

A bibliografia principal adotada nesta unidade curricular é a seguinte:

• Varian, Hal R., “Intermediate Microeconomics: A Modern Approach”, 8ª Edição (2010), W. W. Norton & Company.

• Mateus, Abel, Mateus, Margarida, “Microeconomia – Teoria e Aplicações - Volume II”, Editorial Verbo, fevereiro 2002.

Como bibliografia complementar:

• Pindych, Robert S., Rubinfeld, Daniel L., “Microeconomics”, 7ª Edição (2009), Prentice Hall.

• Varian, Hal R., “Microeconomia – Princípios Básicos: Uma Abordagem Moderna”, Tradução da 5ª Edição Americana, Editora Campus, 2000.

• Mateus, Abel, Mateus, Margarida, “Microeconomia – Teoria e Aplicações - Volume I”, Editorial Verbo, 2ª Edição, junho de 2008.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: - 50 %
  • 2ª Frequência: - 50 %