Macroeconomia II
Código
0104667Créditos ECTS
6Objetivos
1) Compreender a importância do crescimento económico para a prosperidade dos países e diminuição dos níveis de pobreza, bem como os fatos estilizados empíricos associados ao crescimento económico observado desde os últimos séculos;
2) Compreender modelos neoclássicos de crescimento económico, quer exógenos, quer endógenos, à luz dos modelos contemporâneos;
3) Dominar aplicações empíricas dos modelos neoclássicos de crescimentos, como contabilidade do crescimento, regressões do crescimento, análises de convergência e aferição do impacto de políticas e instituições económicos no crescimento de longo prazo;
4) Compreender os principais desafios da atualidade das economias contemporâneas à luz dos modelos de crescimento económico, como a descarbonização das economias, o efeito da globalização, o efeito da transição digital e o papel das reformas institucionais e outras normas sociais.
Programa
Crescimento Económico:
1. Introdução à disciplina; Revisão de alguns conceitos matemáticos; Introdução ao crescimento económico.
2. Modelo de Solow; Contabilidade do crescimento.
3. Modelo de Solow; Aplicações empíricas de modelos neoclássicos de crescimento: Capital Humano e Convergência (Modelo de Mankiw, Romer e Weil).
4. Economia da I&D e crescimento económico. Modelo de crescimento endógeno de Romer.
5. Modelos de crescimento económico e de desenvolvimento económico. Infraestrutura social e crescimento de longo prazo. Modelos de crescimento endógeno: Modelo de Lucas (Capital Humano). Modelo AK.
6. Recursos naturais e crescimento económico.
7. Governo e crescimento económico – o modelo de Barro.
8. Teoria das Zonas Monetárias Ótimas: O caso do Euro e Portugal. Pacto de Estabilidade e Crescimento. Restrição orçamental pública e trajetória da dívida pública.
9. Instituições macroeconómicas: Desenho de instituições macroeconómicas, o problema da inconsistência dinâmica.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se em métodos expositivos, intuitivos e ativos. Dentro dos métodos expositivos utiliza-se a explicação em aulas essencialmente teóricas, promovendo-se, sempre que adequado o diálogo com os alunos. Dentro do método intuitivo utiliza-se a demonstração teórica de diversos conceitos. No método ativo, recorre-se a trabalhos individuais ou em grupo, que garantem a correta assimilação dos conteúdos.
Bibliografia
"Macroeconomia", McGraw Hill, 7ª Edição, Rudiger Dornbusch, Stanley Fischer e Richard Startz.
"Macroeconomia", Schaum´s ouTlines, 2ª Edição, Jorge Henriques dos Santos, Álvaro Pina, Jacinto Braga, Manuel Teixeira e Miguel St. Aubyn
"Introduction to Economic Growth", MIT Press, de Charles I. Jones, 2ª Edição “Macroeconomia, Uma Visão Europeia”, 5ª Edição, Oxford, Burda e Wyplosz
Método de Avaliação
- 1ª Frequência: - 50 %
- 2ª Frequência: - 50 %