Macroeconomia II

Código

0104667

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender a importância do crescimento económico para a prosperidade dos países e diminuição dos níveis de pobreza, bem como os fatos estilizados empíricos associados ao crescimento económico observado desde os últimos séculos;
2) Compreender modelos neoclássicos de crescimento económico, quer exógenos, quer endógenos, à luz dos modelos contemporâneos;
3) Dominar aplicações empíricas dos modelos neoclássicos de crescimentos, como contabilidade do crescimento, regressões do crescimento, análises de convergência e aferição do impacto de políticas e instituições económicos no crescimento de longo prazo;
4) Compreender os principais desafios da atualidade das economias contemporâneas à luz dos modelos de crescimento económico, como a descarbonização das economias, o efeito da globalização, o efeito da transição digital e o papel das reformas institucionais e outras normas sociais.

Programa

  1. Introdução à unidade curricular; Revisão de alguns conceitos matemáticos; Introdução ao crescimento económico.
  2. Modelo de Solow; Contabilidade do crescimento.
  3. Aplicações empíricas de modelos neoclássicos de crescimento: Capital Humano e Convergência (Modelo de Mankiw, Romer e Weil).
  4. Recursos naturais e crescimento económico.
  5. Economia da ID e crescimento económico. Modelo de crescimento endógeno de ROMER. A política da ciência e tecnologia e o crescimento económico.
  6. Modelos de crescimento económico e de desenvolvimento económico. Infraestrutura social e crescimento de longo prazo. Modelo AK.
  7. Governo e crescimento económico – o modelo de Barro. Material a distribuir nas aulas. Web.
  8. População e Crescimento Económico.
  9. Teorias Alternativas de Crescimento Endógeno.
  10. O Futuro do Crescimento Económico.
  11. Síntese: Compreendendo Crescimento Económico.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se em métodos expositivos, intuitivos e ativos. Dentro dos métodos expositivos utiliza-se a explicação em aulas essencialmente teóricas, promovendo-se, sempre que adequado o diálogo com os alunos. Dentro do método intuitivo utiliza-se a demonstração teórica de diversos conceitos. No método ativo, recorre-se a trabalhos individuais ou em grupo, que garantem a correta assimilação dos conteúdos.

Bibliografia

  • Jones. C. (2024). Introduction to Economic Growth, 4th Edition, W.W. Norton & Company.
  • Dornbusch, R., Fischer, & Stanley, S. (2017). Macroeconomics,13th Edition, McGraw Hill.
  • Burda, M., & Wyplosz, C. (2017). Macroeconomics, an European Text, 7th Edition, Oxford University Press.

Método de Avaliação