Introdução à Gestão I
Código
0103019Créditos ECTS
6Objetivos
1) Compreender o papel do gestor e os tipos de gestores;
2) Entender a evolução histórica do pensamento e da prática da gestão;
3) Entender a conjugação do planeamento, estratégia e estrutura de uma empresa;
4) Compreender os aspetos principais das diferentes áreas funcionais da gestão;
5) Definir um projeto de negócio e analisar a sua pré-viabilidade.
Programa
I. GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES. PRINCIPAIS CONCEITOS
1. Definição de organização e seus objetivos
2. Macroestrutura das Organizações
3. A gestão: conceitos de eficiência e eficácia
4. O papel do Gestor
II. BREVE VISÃO HISTÓRICA DA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
1. Abordagens clássicas:
2. Abordagens comportamentalistas
3. Abordagens pragmáticas
4. Abordagem sistémica
5. Abordagem contingencial
6. Novas abordagens
III. OS SISTEMAS: INDIVIDUAL, DE GRUPO, ORGANIZACIONAL
1. Motivação
2. Comunicação
3. Liderança
4. Negociação
5. Responsabilidade social
IV. PROCESSO DE PLANEAMENTO, ESTRATÉGIA E DECISÃO
1. Planeamento, seus níveis e sua razão de ser
2. Adequação à abordagem contingencial e níveis de incerteza
3. Elementos essenciais do planeamento
4. Gestão e planeamento estratégico
5. O processo de planeamento estratégico
6. A dimensão humana do planeamento estratégico
V. ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES
1. Modelos de seleção
Métodos de Ensino
Numa primeira fase o docente expõe ideias principais dos temas abordados abrindo assim caminho para o dialogo com os alunos onde se explora os vários temas bem como as experiências pessoais da turma com relevância para os temas abordados.
O docente faz uso de vários media para comunicar, de modo a reforçar e tornar mais eficiente a aquisição de conhecimentos nomeadamente textos, apresentações em powerpoint e vídeos.
Bibliografia
Kreitner, R. (2009) Management, Houghton Mifflin Company, 11th Edition
Teixeira, Sebastião (2010) Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2ª Edição.
Freire, Adriano (2008) Estratégia, Sucesso em Portugal, Verbo, 12 Edição
Chiavenato,I. (2011) Introdução à Teoria Geral da Administração, Elsevier, 8ª Edição
Método de Avaliação
- Frequência - 70 %
- Trabalho - 30 %