Introdução à Microeconomia

Código

0103164

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Obter uma compreensão, com abordagem intuitiva e gráfica, dos princípios básicos da microeconomia, nomeadamente, as teorias do consumidor e do produtor, bem como as organizações de mercado;
2) Adquirir conhecimentos no que respeita a compreensão dos assuntos anteriormente mencionados, com abordagem intuitiva e gráfica;
3) Familiarizar-se com a totalidade dos modelos apresentados bem como, em alguns casos, com a respetiva formalização matemática.

Programa

CAPÍTULO I – O OBJETO DA ECONOMIA

1.1. O problema económico
1.2. A Economia como ciência social
1.3. Os instrumentos da economia
1.4. Os agentes económicos

CAPÍTULO II – PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PROCURA E DA OFERTA

2.1. A teoria da procura
2.2. A teoria da oferta
2.3. A determinação do preço
2.4. Elasticidades

CAPÍTULO III – APLICAÇÕES EM POLÍTICA MICROECONÓMICA

3.1. O problema da agricultura
3.2. O problema da fixação de preços

CAPÍTULO IV – TEORIA DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

4.1. Utilidade e preferências
4.2. O equilíbrio do consumidor
4.3. Teoria do consumidor na prática
4.4. Comportamento em condições de incerteza

CAPÍTULO V – PRODUÇÃO E CUSTOS

5.1. Teoria da produção
5.2. Teoria dos custos

CAPÍTULO VI – MERCADOS E PREÇOS

6.1. Concorrência perfeita
6.2. Monopólio
6.3. Oligopólio
6.4. Concorrência monopolística

Métodos de Ensino

Esta disciplina desenvolve-se dividida semanalmente em uma aula teórica e uma aula prática, sendo que esta última prevê o seguimento/sedimentação dos assuntos tratados anteriormente. Tanto a aula teórica como a aula prática são colocadas à disposição dos alunos na plataforma destinada a este efeito (moodle.uac.pt). Acrescente-se o facto de estar à disposição de todos os alunos um horário de atendimento semanal de 1 hora para o esclarecimento de qualquer questão ou dúvida relacionada com a disciplina.

Bibliografia

Samuelsson, Paul A. E William D. Nordhaus, 2005. Macroeconomia. 18ª Edição, Lisboa: Mcgraw-Hill.

Dornbusch, Rudiger, et al., 2009 Macroeconomia. 10ª Edição, S. Paulo: Mcgraw-Hill.

Lipsey, Richard G. E k. Alec Chrystal, 1995. An introduction to positive economics. 8º Edição, Oxford: Oxford University Press.

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 40 %
  • 2.ª Frequência - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 10 %